Felicidade no Trabalho por Renata Rivetti

Artigo publicado em parceria com a Weseek.


Renata Rivetti, Especialista em Felicidade Corporativa e Diretora da Reconnect atuou como gerente de marketing por muitos anos em grandes empresas e multinacionais e em 2017 fez uma transição de carreira, passando a atuar no desenvolvimento de pessoas, se especializou no tema Felicidade no Trabalho através do estudo da Psicologia Positiva. Com o propósito de ajudar pessoas a assumirem a responsabilidade por sua felicidade e assim, transformarem a si e influenciarem seu trabalho e a sociedade, fundou a Reconnect.


A Weseek, consultoria de recrutamento e seleção digital, realizou uma pesquisa com cerca de 998 profissionais de RH de empresas pequenas, médias e grandes, consultorias e startups sobre os impactos do Covid-19 e as maiores preocupações em relação à recuperação e sustentação nesse novo cenário.


O estudo apresentou que 60% das empresas dizem que bem-estar e saúde mental dos colaboradores é o assunto que mais preocupa no momento, seguido por 46% sobre revisão da estrutura organizacional e 35% engajamento de times remotos. Ou seja, felicidade no trabalho não é mais um tema opcional e supérfluo, mas um dos principais assuntos que a liderança precisa discutir e se engajar, para que consigam manter a produtividade e resultados com equipes mais enxutas, ansiosas e inseguras.


O fato é que esse tão falado novo normal ainda é muito incerto a todos nós, principalmente em como será essa nova gestão, já que no estudo a Weseek levantou que 75% não tinham a cultura de home-office na empresa e que segundo dados da FGV, em sua pesquisa “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios”, 30% das empresas pretendem manter seus funcionários remotamente. Ou seja, o novo cenário é ainda algo incerto e será formatado empiricamente.


O diferencial do novo cenário serão as pessoas, principalmente a liderança atuando de forma mais positiva. Funcionários felizes produzem mais, são mais criativos, geram mais resultados, vendem mais por tratarem melhor os clientes, fazem marketing da empresa, além de contaminar outras pessoas e gerar ainda mais resultado.


Só que a felicidade corporativa ainda é mal compreendida pela maioria das organizações. Felicidade corporativa vai muito além de compensações e satisfações momentâneas. Tem a ver também com propósitos e valores claros e disseminados, com culturas coerentes e que impactem a sociedade de forma positiva. E tudo isso começa com uma contratação com o fit cultural correto. Não adianta contratar funcionários com alto conhecimento, mas com valores e propósitos distintos da empresa. Ambos ficarão insatisfeitos e o custo disso é altíssimo. Começar o trabalho de felicidade no recrutamento é essencial e pode resultar em muita economia e muito mais engajamento e produtividade.


O mundo mudou, todos nós tivemos que nos adaptarmos e nos reinventarmos. A tecnologia se tornou essencial e o mundo digital parece que veio para transformar e ficar de alguma forma. Mas são as pessoas que fazem tudo isso. E com certeza não queremos mais trabalhar somente pelo salário, esperando as sextas e feriados. Queremos fazer algo que acreditamos, queremos fazer diferença no mundo, queremos transformar sociedades, facilitar processos, queremos sentir que temos um propósito maior e uma vida de significado. E podemos construir tudo isso criando ambientes mais saudáveis com valores e cultura clara e coerente.O que você está fazendo para buscar sua felicidade?


O estudo “O Novo Cenário do RH diante da Crise do COVID-19” foi elaborado pela Weseek em parceria com a Catho, Gelatina, Sólides e Yube. É um grande levantamento de dados acerca de trabalho remoto, ferramentas online, recrutamento e seleção digital, entrevistas online, cultura de home office, impactos em relação a pessoas, estratégias de curto, médio e longo prazo e Perspectiva do RH em relação à transformação digital, nesse período tão desafiador para todos os profissionais do mundo, do nosso mundo: o de pessoas. Quer ter o E-book com os resultados completos desta pesquisa? Acesse o site da Weseek e faça o download! https://recrutamento.weseek.digital/pesquisa

47 visualizações

Contato

Istmo-forma 2019