top of page
Grupo Seflie

Trabalhar 4 dias por semana será possível no Brasil

4dayweekbr.png


Piloto realizado pela 4 Day Week Global e Boston College, em parceria exclusiva com a Reconnect Happiness at Work, de Renata Rivetti

A 4 Day Week Global é uma comunidade sem fins lucrativos estabelecida por Andrew Barnes e Charlotte Lockhart para fornecer uma plataforma para pessoas e empresas interessadas em apoiar a ideia da semana de 4 dias como parte do futuro do trabalho. Essa ideia nasceu das ondas de atenção que receberam de todo o mundo em reação ao programa de sucesso com o piloto de 4 semanas lançado no Perpetual Guardian em 2018.

 

O piloto da jornada de 4 dias permite que, com menos tempo de trabalho, obtermos os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos. As empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas percebem aumentos na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores. É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para todos nós como sociedade.

reunião
apresentação

O Estudo:

O modelo adotado é o 100-80-100™: 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

 

É bom para a empresa, bom para os clientes e bom para os colaboradores. E no fim, bom para a sociedade, já que hoje temos grandes desafios em saúde mental. Segundo pesquisa da McKinsey com 15 mil funcionários de 15 países, 59% passaram ou estão passando por um desafio de saúde mental. A pesquisa aponta ainda que funcionários que estão enfrentando desafios na saúde mental têm uma chance quatro vezes maior de sair da empresa e duas vezes maior de estar desengajados no trabalho. Ou seja, os desafios da saúde mental estão impactando e custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade.

 

A jornada de 4 dias será uma revolução no mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e mais saudável. 

No Brasil, o piloto está sendo realizado pela Reconnect Happiness at Work em parceria com a 4 Day Week Global, Boston College, Henley Business School, Birkbeck University of London, FGV-EAESP e apoio da WeWork e Clementino e Teixeira Associados.

Para conhecer mais sobre a 4 Day Week Brazil,
fale conosco:

Trabalhando juntos

Resultados Parciais
da Semana de 4 Dias no Brasil

Estamos no meio do primeiro piloto da semana de 4 dias, uma jornada pioneira que começou em janeiro de 2024 e vai até o final de junho para a maioria das empresas. Com dados coletados até abril, fruto do esforço conjunto da 4 Day Week Brazil, 4 Day Week Global e parceiros como FGV-EAESP, os resultados são animadores.

Após três meses de intenso planejamento e preparação por parte das empresas, os resultados parciais são animadores: diminuições significativas no sentimento de exaustão (64,5%), frustração (56,5%) e desgaste emocional (49,3%); redução de 62,7% no estresse no ambiente de trabalho; 28,6% não mudaria de emprego para trabalhar 5 dias por qualquer valor; mais de 50% dos participantes relataram melhorias na capacidade de cumprir prazos, angariar clientes, executar projetos e estimular a criatividade, entre outros.

bottom of page