A 4 Day Week Global é uma comunidade sem fins lucrativos estabelecida por Andrew Barnes e Charlotte Lockhart para fornecer uma plataforma para pessoas e empresas interessadas em apoiar a ideia da semana de 4 dias como parte do futuro do trabalho. Essa ideia nasceu das ondas de atenção que receberam de todo o mundo em reação ao programa de sucesso com o piloto de 4 semanas lançado no Perpetual Guardian em 2018.
O piloto da jornada de 4 dias permite que, com menos tempo de trabalho, obtermos os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos. As empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas percebem aumentos na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores. É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para todos nós como sociedade.
O Estudo:
O modelo adotado é o 100-80-100™: 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
É bom para a empresa, bom para os clientes e bom para os colaboradores. E no fim, bom para a sociedade, já que hoje temos grandes desafios em saúde mental. Segundo pesquisa da McKinsey com 15 mil funcionários de 15 países, 59% passaram ou estão passando por um desafio de saúde mental. A pesquisa aponta ainda que funcionários que estão enfrentando desafios na saúde mental têm uma chance quatro vezes maior de sair da empresa e duas vezes maior de estar desengajados no trabalho. Ou seja, os desafios da saúde mental estão impactando e custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade.
A jornada de 4 dias será uma revolução no mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e mais saudável.
No Brasil, o piloto está sendo realizado pela Reconnect Happiness at Work em parceria com a 4 Day Week Global, Boston College, Henley Business School, Birkbeck University of London, FGV-EAESP e apoio da WeWork e Clementino e Teixeira Associados.
Para conhecer mais sobre a 4 Day Week Brazil,
fale conosco:
Resultado Final
da Semana de 4 Dias no Brasil
O piloto da semana de 4 dias no Brasil, iniciado pela Reconnect Happiness at Work & Human Sustainability com o suporte da 4 Day Week Global, apresentou resultados notáveis e proporcionou insights valiosos.
Dados coletados em parceria com a FGV-EAESP revelaram que 61,5% dos participantes observaram melhorias na execução de projetos, 44,4% relataram uma capacidade aumentada de cumprir prazos, 82,4% sentiram um aumento de energia para realizar tarefas, e 62,7% experimentaram uma redução no estresse no trabalho. Além disso, 85,4% notaram um incremento na colaboração entre colegas, enquanto 65% relataram uma redução na exaustão e 74% observaram uma melhoria na saúde física. Em termos financeiros, 72% das empresas participantes relataram um aumento na receita durante o período do piloto.
As empresas que adotaram a semana de 4 dias também observaram um forte apoio da alta liderança, com 84,6% recomendando a semana de 4 dias para outras empresas e um eNPS de 87. Outros dados revelaram um aumento de 60% no engajamento e de 80% na criatividade dos colaboradores, e 16% dos participantes afirmaram que não mudariam de empresa por nenhum salário.
Esses resultados ressaltam a importância das mudanças de processos para o sucesso da semana de 4 dias. No Brasil, o piloto representa uma oportunidade de estar na vanguarda da inovação no ambiente de trabalho, com expectativas de reduzir a rotatividade de colaboradores, facilitar a atração de talentos, promover o bem-estar e aumentar a produtividade.