top of page

O segredo da felicidade.

Muito se fala sobre felicidade nos dias de hoje. A parte ruim é que há muitas promessas vazias e mentirosas. Mas, a parte positiva é que podemos sim ser felizes e talvez não dependa de um grande milagre, mas de escolhas diárias e permanentes.


Felizmente ou infelizmente, para sermos felizes precisamos de esforço e dedicação. Assim, como para termos um corpo saudável precisamos nos alimentar melhor e fazermos exercícios físicos de forma constante, a felicidade não virá de uma única ação realizada, mas de toda uma vida com sentido e escolhas positivas.


Já sabemos pela ‘happiness pie’ da Dra. Sonja Lyubomisrsky que grande parte da nossa felicidade vem um set point individual, uma pré-disposição genética que todos temos e que nos faz, já desde nosso nascimento, mais propensos a sermos felizes ou não. Outra pequena parte são as circunstâncias da vida. Instintivamente, acreditamos que essa parte é maior, mas a verdade é que importa pouco em nossa felicidade nossas condições externas.

Estamos em uma pandemia, talvez um dos piores momentos de nossas condições externas, e muitos de nós nos sentimos felizes e realizados. Não que não há dor e tristeza, momentos desafiadores, mas eles não determinam como nos sentimos de forma geral.


E a outra fatia, na visão da pesquisadora Dra. Lyubomirsky, o grande segredo da felicidade: atividades intencionais. Ou seja, nossas escolhas diárias podem nos trazer felicidade ou não. Só que precisa ser uma decisão consciente e que traga ações práticas, diariamente. Não adianta a psicologia positiva e neurociência comprovarem que serei mais feliz e terei uma vida com mais qualidade e longevidade se for resiliente, grato, se meditar com constância, fizer atividades físicas, buscar uma vida com propósito. Eu preciso REALIZAR tudo isso.


O segredo da felicidade é escolhermos sermos felizes. Fazermos essa escolha consciente e diariamente. E depois, claro, agirmos. Buscarmos mais atividades que nos tragam sentido, que nos engajem, que tragam emoções positivas. Não há uma forma mágica e única para todos nós, mas a psicologia positiva traz estudos, cases e comprovações de caminhos que podem melhorar nossas vidas, nossas carreiras, nossa forma de liderar. Toda transformação começa por nós. O que falta para realmente assumir a escolha por uma vida mais feliz?

106 visualizações
bottom of page