Folha de São Paulo - Desmotivado no trabalho? Veja como reconquistar o ânimo
Newsletter FolhaCarreiras explica causas do problema e traz dicas para reverter a situação
Artigo por Folha de São Paulo publicado dia 23 de outubro de 2023

Imagine que você trabalha numa empresa com 100 funcionários, dos quais apenas 23 se consideram engajados no trabalho.
Parece pouco? É o que aponta a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global do Instituto Gallup, publicada em junho.
No mundo todo, 77% dos profissionais estão desmotivados com o próprio emprego; só no Brasil, 72%.
"Uma enorme maioria das pessoas só continua onde está por necessidade", afirma Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness At Work, empresa especializada em felicidade corporativa e liderança positiva.
Além da insatisfação, a desmotivação no trabalho prejudica o desempenho do profissionale abre espaço para fenômenos como o quiet quitting e job hopping.
O que explica a desmotivação?
1) Falta de estímulos
"Às vezes, a rotina se instala e, com ela, a monotonia. A ausência de desafios, novos aprendizados e exercícios para aprimorar pontos fortes pode levar à desmotivação. "Falta o senso de realização", diz Rivetti.
E o contrário também é verdadeiro: o excesso de tarefas e a sobrecarga, segundo a especialista, fazem o gás desaparecer.
2) Pouca flexibilidade
A pandemia jogou luz sobre a necessidade de equilibrar vida pessoal e profissional. Ambientes de trabalho que oferecem pouca flexibilidade são desestimulantes, dizem os especialistas.
"É aqui que entra o polêmico home office. Alguns profissionais se desmotivam por não terem a possibilidade de trabalhar remotamente, por exemplo", afirma Adriano Lima, especialista em RH e autor do livro "Você em Ação".
3) Relações com colegas e gestores
Cultivar boas relações no ambiente de trabalho tem relação direta com a motivação. Mas nem sempre é fácil.
Pode ser que os colegas te inspirem desconfiança ou sejam difíceis de lidar. Às vezes, o problema é a gestão – e é aí que a situação se agrava.
"As pessoas, hoje, não deixam as empresas. Deixam seus gestores", diz Lima.
Chefes autocráticos, que ainda entendem a dinâmica da relação como um "eu mando, você obedece", estão entre os principais fatores de desmotivação;
Ambientes tóxicos de trabalho, também.
4) Empresa incongruente
Sabe quando a organização diz estar preocupada com causas sociais, como diversidade, inclusão e sustentabilidade, mas, internamente, age na direção contrária? É a famosa incongruência
Para a geração Z, ela gera o sentimento de injustiça e frustração, diz Juliana Seidl, psicóloga e orientadora de carreiras.
Ela também pode aparecer em relação aos valores dos próprios funcionários. Se a empresa não valoriza as mesmas coisas que você, temos mais um fator de desmotivação.
E quando tudo isso está nos trinques, mas ainda me sinto desmotivado? Pode ser o famoso "não é você, sou eu".
"Se pergunte: quais são minhas paixões, meus talentos e meus valores? Nós precisamos ter essas três esferas alinhadas para sentir motivação", diz Rivetti.
Ela ainda chama atenção para a "permissão para ser humano". Ninguém acorda feliz e motivado todos os dias. É normal ter altos e baixos.
A autocobrança também pode ser um fator de desmotivação.
"Às vezes temos uma visão distorcida de nós mesmos. Estamos entregando um bom trabalho, mas não temos essa percepção e nos cobramos demais", diz Seidl.
E, se estamos passando por problemas em outras áreas, é normal que eles respinguem no trabalho também.
Quando a desmotivação é um sinal para trocar de emprego? Quando começa a afetar outras partes da sua vida – especialmente a saúde mental.
"Alerta vermelho para todo e qualquer sinal que indique que sua segurança psicológica foi abalada", diz Seidl.
Exemplo: pesadelos, autocobrança excessiva, estresse excessivo, ansiedade, desânimo, princípios de depressão e síndrome de burnout.
E se o sentimento continuar mesmo depois de ir para outra empresa, vale refletir se você está na área certa.
Não tem nada de errado em recalcular a rota caso perceba que o trio paixões-talentos-valores, sugerido ali em cima por Rivetti, não esteja totalmente realizado.