top of page

Fast Company - Felicidade e tecnologia podem ser aliadas?

Atualizado: 15 de fev.

Ferramentas que podem ajudar a organizar nossa vida, redesenhar nossa forma de trabalhar e ganhar tempo de qualidade




Mais de 60% dos homens e mais de 55% das mulheres são viciados em redes sociais (segundo a Healthline). Muitas pesquisas demonstram que esse vício tem trazido insatisfação e infelicidade a nossas vidas, impactando nossa saúde mental e bem-estar:


- Nos comparamos com vidas perfeitas, corpos perfeitos, empregos dos sonhos e acreditamos em um mundo ideal acontecendo na vida dos outros, enquanto a nossa vida é cheia de imprevistos, medos, inseguranças e obstáculos.


- Perdemos tempo de qualidade em nossos relacionamentos. Passamos momentos com pessoas que amamos, mas com baixo estado de presença.


- Nos mantemos 24h conectados, como se tudo fosse urgente e necessário, o que tem tirado tempo de descanso e até de ócio criativo.


Esses são só alguns dos desafios óbvios que enfrentamos por causa dessa adição. Porém, e se olhássemos para a evolução da tecnologia por um outro prisma? Será que felicidade e tecnologia podem ser aliadas?


Um dos males da nossa sociedade é a sobrecarga que vivemos, em diversos aspectos, principalmente no trabalho. E se a tecnologia pudesse nos ajudar a aliviar a sobrecarga? Certamente ela pode, como reflete o empresário e filantropo Bill Gates: "a inteligência artificial não vai tirar o seu trabalho, mas vai mudá-lo para sempre".


Gates acredita que a expansão do uso da IA pode reduzir trabalhos operacionais para focarmos em trabalhos mais criativos e estratégicos e, com isso, alcançar uma semana de três dias de trabalho. Será mesmo possível?


ESTÁ NA HORA DE AVALIAR A FORMA COMO TRABALHAMOS E QUE NÃO É BOA PARA NÓS, COMO INDIVÍDUOS, NEM PARA AS EMPRESAS.

A verdade é que a mudança já está acontecendo. No Brasil, nós da Reconnect Happiness at Work, junto à 4 Day Week Global, estamos há meses em fase de planejamento com 24 empresas que começarão a pilotar a semana de quatro dias em janeiro de 2024. Não é só sobre tirar a sexta, mas redesenhar o trabalho e a tecnologia pode ser grande aliada nesta jornada.


Um estudo da Forrester demonstra que a IA vai aumentar a produtividade dos times em 50%. Além disso, há diversas tecnologias que podem ser aliadas para uma jornada de trabalho mais eficiente e eficaz:


1. Trabalho assíncrono: precisamos de momentos de hiperfoco para conseguir realizar tarefas. O trabalho assíncrono permite que cada um consiga trabalhar em um documento simultaneamente, no seu próprio momento de deep work.


Isso reduz sobrecarga, reuniões desnecessárias, tempo perdido. Ferramentas como Zapier ou Airtable ajudam a automatizar comunicações internas. Outras, como Google Workspace ajudam a construir documentos colaborativos.


2. Reduzir distrações: com o vício na tecnologia, alguns estão buscando ferramentas para reduzir ou bloquear as distrações das notificações das redes sociais. Ferramentas como Freedom trazem a possibilidade de a pessoa escolher seu momento de foco e deep work, bloqueando as distrações, o que gera duas horas e meia a mais de produtividade diária. Se somos viciados, talvez precisemos de ajuda para focar.


Outras ferramentas fazem uma gamificação para que possamos ter metas a cumprir de não usar o celular em momentos de hiperfoco, como a Forrest. Ou até ferramentas como Engross, para organizar o Pomodoro Timer e to-do-list.


3. Organizar tarefas diárias: FacileThings é um aplicativo de produtividade que ajuda as pessoas a organizar e gerenciar tarefas diárias com base no método Getting Things Done, de David Allen. Ele consiste em cinco passos que ajudam as pessoas a deixar a mente desocupada e sentir que tudo está planejado, alcançando o máximo de produtividade sem estresse e ansiedade.


4. Reuniões mais eficientes e produtivas: Hypercontext é um aplicativos que simplifica reuniões, metas e resultados em um único fluxo de trabalho. O app permite que você crie agendas de reuniões colaborativas, acesse centenas de iniciadores de conversas e responsabilize todos pelo compartilhamento de feedback. É um espaço onde funcionários e gerentes podem trocar feedback, documentar decisões e acompanhar metas, ao mesmo tempo em que aumentam o engajamento em toda a empresa.


Há milhares de outras tecnologias que podem ajudar em nosso dia a dia, simplificando processos, reduzindo burocracias e trabalhos operacionais, nos permitindo focar em trabalhos mais criativos e estratégicos. Porém, dá trabalho no começo e, por isso, muitas vezes, nos mantemos ineficientes e improdutivos esperando a mudança acontecer.


A EXPANSÃO DO USO DA IA PODE REDUZIR TRABALHOS OPERACIONAIS PARA FOCARMOS EM TRABALHOS MAIS CRIATIVOS E ESTRATÉGICOS.

Está na hora de avaliar a forma como trabalhamos e que, na realidade, não é boa para nós como indivíduos – exaustos e com a saúde mental abalada – nem para as empresas, com baixo engajamento, baixa produtividade e 59% das pessoas fazendo o mínimo possível, segundo o Estudo do Trabalho Gallup 2023.


Para sair desse cenário será preciso esforço, autorresponsabilidade e disciplina. As empresas que estão no piloto da semana de quatro dias no Brasil têm se dedicado à construção de uma forma nova de trabalhar, que é mais saudável e mais produtiva. Todo esse planejamento e implantação de novas práticas é que trarão melhores resultados e o sucesso do projeto.

22 visualizações
bottom of page