top of page

A importância do líder positivo neste momento tão desafiador

Atualizado: 25 de mai. de 2021


Quais características faz um líder positivo? É possível obtê-las? E por que elas são tão importantes para esse momento de mundo desafiador que estamos vivendo?



Primeiro, importante entender a real influência da liderança na equipe. Uma parte dessa influência foi descoberta pela identificação pela neurociência dos neurônios-espelhos, que comprovaram que as emoções e ações dos líderes atuam de forma relevante e direta nas emoções e ações da equipe.


A pesquisadora Marie Dasborough analisou dois grupos recebendo um feedback do seu gestor: o primeiro grupo recebeu um feedback negativo, mas realizado de uma forma empática, na qual o gestor sorria e se conectava com a pessoa com movimentos sutis e agradáveis. Já o segundo grupo recebeu um feedback positivo, mas de forma agressiva e crítica, com rosto fechado e bravo.


Depois dos feedbacks foram realizadas sessões para comparar o estado emocional dos dois grupos e a conclusão foi importante para comprovar o papel da influência da liderança na equipe. O primeiro grupo que recebeu um feedback negativo, mas de forma empática, se sentia melhor ao analisar seu desempenho do que o grupo que recebeu feedback positivo de forma crítica. Ou seja, mais do que o conteúdo do feedback, o tom e forma da comunicação foram os fatores mais relevantes no emocional da equipe. E essas equipes que receberam feedback exigente, porém de forma empática tinham melhores resultados, melhor motivação e engajamento.


Essa pesquisa concluiu de forma científica algo que parece óbvio pela nossa intuição. Líderes empáticos, mesmo que exigentes, conseguem obter o melhor de sua equipe. Ou seja, um líder empático e positivo, não é um líder passivo, que aceita qualquer resultado. Ao contrário, pela sua forma empática e positiva de atuar, ele consegue cobrar e exigir mais da equipe do que um líder autoritário. A verdade é que ele engaja e motiva a equipe a se empenhar mais, o que gera melhores resultados.


Todos podemos nos tornarmos líderes positivos, mas certamente precisamos de autoconhecimento, além de técnicas e ferramentas para atuarmos. Com isso, além de criarmos ambientes mais positivos, podemos engajar melhor nossa equipe e atingir os melhores resultados. Parece um mundo de win-win, certo? O que falta então para as empresas investirem de verdade em sua liderança?

201 visualizações
bottom of page