pexels-fauxels-3228909.jpg

Segurança Psicológica

Os pesquisadores do Google, no projeto Aristóteles – devido a frase do filósofo “o todo é maior do que a soma de suas partes”, concluíram que para montarmos um time produtivo é mais importante como as pessoas trabalham em conjunto do que suas habilidades individuais. E que o principal fator para equipes produtivas é a segurança psicológica.

 

A segurança psicológica é quando o time se sente seguro em se expressar, compartilhar, correr riscos, sem o medo de ser julgado, punido ou constrangido. Amy Edmondson, professora de Harvard especialista no assunto, cita exemplos das consequências desastrosas de times que não sentem a segurança psicológica e que por isso, se mantém em silêncio, mesmo estando certos. É o caso de uma enfermeira que teve a percepção de que a dosagem do medicamento do paciente estava alta. Porém, ela estava de plantão e teria que ligar para o médico. Ela lembrou de outros momentos em que ligou para tirar dúvidas e ele reagiu de forma reativa e a criticou e julgou. Então, ela não ligou mesmo estando certa. Outro caso é de um co-piloto que percebe que o piloto está errado, mas também não se sente à vontade para falar. Imaginem as consequências dessas duas situações de silêncio por medo?

"Segurança psicológica é a crença de que ninguém será punido ou humilhado por compartilhar suas ideias, perguntas, preocupações ou erros.” 

Dra. Amy Edmondson, professora de Harvard.

 

Mas por que, às vezes, nós como líderes não conseguimos enxergar que nossa equipe não se sente segura para se expressar? Por que é tão difícil assumirmos nossas vulnerabilidades quando estamos na liderança e muitas vezes preferimos fechar os olhos para os sentimentos de nossa equipe?

Sobre a segurança psicológica:

Todos os colaboradores de sua equipe se sentem à vontade para fazer um brainstorming na frente dos outros?

Todos os colaboradores de sua equipe acham que podem falhar ou se sentirão rejeitados? 

Os colaboradores sentem que podem contar uns com outros?

O propósito do time é claro?

O time se sente reconhecido?

O time tem autonomia?

 

Os colaboradores de sua equipe sabem quais as metas da área e como chegar lá?

pexels-fauxels-3184585.jpg

Por que segurança psicológica?

Segundo o Gallup, ao aumentar de 30% para 60% os colaboradores que sentem segurança psicológica no time:

  -> -27% de turnover

  -> -40% incidentes de segurança

  -> +12% de produtividade

Objetivo:

Levar a teoria da segurança psicológica e exercícios e reflexões práticas para que líderes possam criar ambientes seguros e de confiança para que equipe atue com alta performance.

Conteúdo:

  • Apresentar cenário atual desafiador

  • A importância da Segurança Psicológica para times de Alta Performance

  • Os 04 aspectos da Segurança Psicológica

  • Medindo a Segurança Psicológica da equipe

  • Práticas e comportamentos para criar ambientes de Confiança e Segurança Psicológica

Metodologia:

Conteúdos expositivos, ferramentas, exemplos e exercícios para que o aprendizado seja vivenciado na prática do dia a dia, indo além da sala de aula. 

Abordagem participativa, compartilhamento de experiências. 

 

Formato:

Workshop de 4hs ou 8hs. 

Para quem:

Líderes

Quer saber mais?

Quer aprofundar ainda mais o conhecimento e tornar sua equipe de RH especialista em felicidade corporativa? Conheça a Certificação Internacional de Chief Happiness Officer In-company.